Como tornar-se um investidor

Aprenda os passos básicos que te levará ao caminho de tornar-se um investidor consciente e constante…

Para que você se torne um investidor é preciso dar o primeiro passo, independente de onde será seu ponto de partida, é preciso começar.

Como tornar-se um investidor

A seguir veremos alguns dos principais passos para que você se torne um investidor. Falaremos sobre os 5 principais passos que todo investidor consolidado certamente um dia passou.

1. Mudança de mentalidade

O primeiro passo é você perceber e entender que ter uma mentalidade de poupador é essencial para alcançar seu objetivo de ser investidor.

Poupar agora e investir para que no futuro colha os frutos dos seus investimentos, ou seja, viver de forma simples e objetiva com foco naquilo que se almeja.

Além disso, ter uma mentalidade de merecimento é muito importante, sacrificar agora por que no futuro eu mereço ter uma vida mais tranquila e sem preocupações.

2. Orçamento equilibrado 

Manter um orçamento abaixo daquilo que você ganha, me arrisco a dizer que seja um dos maiores desafios que os brasileiros hoje enfrentam, prova disso são os dados apontados nas pesquisas como, por exemplo, segundo o site Correio Braziliense, em Junho de 2024, o percentual do CNC mostra que 78,8% dos brasileiros estão endividados.

Visto isso, manter uma padrão de vida minimalista, ou seja, gastando minimamente necessário para sobreviver é de total importância para manter seu orçamento equilibrado.

Desta forma, dando mais um passo para se tornar um possível investidor.

3. Busque conhecimento

Outro ponto de extrema importância para todo investidor iniciante é aprender sobre os investimentos. Entender como funciona o básico dos investimentos já é um bom começo.

Investimentos de renda fixa são uma boa opção para quem está começando, pois rende oferecem uma boa rentabilidade, inclusive mais que a poupança e também são seguros, uma ótima opção para quem está começando do zero.

Como exemplos de investimentos de renda fixa temos o CDB(bancos) e o Tesouro Direto(governo).

Além disso, tem-se a opção dos investimentos de renda variável, diferente dos de renda fixa, não se sabe quanto irá render no momento de investir, pois este varia conforme as circunstâncias do mercado.

4. Defina seus objetivos

Se você chegou até esse conteúdo em nosso site, provavelmente é porque de alguma forma você está instigado a investir ou a saber mais de como se tornar um investidor.

Visto isso, é preciso definir, por qual razão você pretende economizar dinheiro e onde quer chegar.

Se você que investir para alcançar um objetivo no curto e médio prazo, por exemplo, comprar um carro ou até mesmo um imóvel.

Ou ainda, se seu plano é garantir uma aposentadoria tranquila ou sua independência financeira.

5. Determine quanto investir mensalmente

Após você colocar em prática o tópico 2 desta matéria e ter contabilizado em seu orçamento quanto está disposto a investir para chegar no seu objetivo, a primeira coisa que você deve  fazer é pagar o seu “eu” do futuro.

Sim, isso mesmo que você acabou de ler, se você quer ser um investidor, pague a si mesmo primeiramente.

A partir disso, o valor investido mensalmente será considerado como um custo no seu orçamento. Sendo assim, as chances de acabar não investindo são minimizadas.

Pois sabemos que gastos de última hora são os maiores responsáveis por ocupar parte dos valores disponíveis no orçamento, fazendo com que falte para a multiplicação do seu patrimônio e a garantia de sua aposentadoria.

 

E aí, o que achou das dicas iniciais para se tornar um investidor?

 

Você pode até pensar, mas isso é muito difícil ou eu não sei o que o futuro me reserva, mas uma coisa é certa, se você não fizer nada, já dizia um autor desconhecido, não lutar pelo futuro que quer, certamente terá que aceitar o futuro que vier…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima