O RH e a IA (Inteligência Artificial)
Como tem sido sua experiência com esse tema que está em alta? O que você conhece por Inteligência Artificial? Ela realmente vai tirar empregos? O quanto o RH e a IA podem ser parceiros para as estratégias futuras?
Essas e outras informações que quero apresentar neste texto. Ainda assim é necessário entendermos alguns conceitos. Mas então, o que é a IA?
Entendendo a IA
Segundo o Sales Force, inteligência artificial é o setor de informática responsável por criar, desenvolver programas com comportamentos similares aos humanos. Desta forma é para aplicar o conceito de de “uma máquina pode pensar como os seres humanos, podendo aprender, agir e também pensar”.
Existem diversas aplicações de IA na atualidade, embora é possível citar por exemplo: medicina, sistema financeiro, assistentes virtuais, educação, entre outros. Atualmente destacam-se a utilização em empresas como Amazon (fazendo sugestão de pedidos através de análises do carrinho de compras), Waze (informações em tempo real sobre trânsito). Também é possível citar a SIRI e ALEXA como exemplos de aplicativos conhecidos como Assistentes Pessoais Virtuais.
Como a IA atua no ambiente Corporativo?
Com todo o avanço dessa nova tecnologia, ela vem propor uma atualização do modelo existente na forma de executar, planejar e organizar as atividades. O ponto principal são as vantagens que a IA fornece, tais como:
- Aumento da produtividade: Executa tarefas operacionais mais repetitivas, desta forma o colaborador tem mais tempo para ser estratégico;
- Dados assertivos: Os gestores poderão tomar decisões analisando grande quantidade de informações com mais precisão, sendo compilado com menos possibilidade de erros;
- Inovar & Personalizar: Apresentar formas de configurar e desenhar um modelo para solucionar algo para clientes ou colaboradores. Definir uma forma de otimização de tarefas que venha ganhar tempo e gerar resultados.
Qual o impacto da IA no mundo da Gestão de Pessoas?
Existem alguns pontos importantes para o RH e a IA (Inteligência Artificial)e que cooperam para uma mudança em como vemos a Gestão de Pessoas nas organizações. É possível destacar:
- Detalhamento de indicadores: Além das análises cotidianas, a IA pode exercer um papel de de traçar previsões com Rotatividade, Absenteísmo. Identificar tendências de melhorias e demonstrar análise de impacto das políticas aplicadas.
- Coleta de dados: A IA pode garantir qualidade dos dados apurados, reduzindo possíveis impactos com erros e apresentando resultados totalmente confiáveis.
- Insights: Como a utilização também aprimora a tecnologia, com o passar do tempo a IA ficará mais robusta, do ponto de vista de informações e com uma base de dados cada vez maior, o nível de análise e assertividade da gestão e respectivamente dos colaboradores se tornará amplo, podendo surgir novas ideias e abordagens.
E a pergunta essencial, será que a IA ai tirar empregos?
Essa é uma dúvida bem comum, seja de profissionais de RH ou do mundo corporativo em geral. A questão é que após o período da pandemia do Corona Vírus, houve uma grande mudança repentina nas relações profissionais e consequentemente no uso da tecnologia. Até o ano de 2019 as empresas ainda pautavam muitas atividades como “analógicas”, ou seja, entrevistas sempre presenciais, questões financeiras tratadas diretamente em uma agência física.
Acontece que ao longo dos anos, desde o advento da internet em 1996, houve uma mudança global e que gradativamente vem sendo transformado ao longo dos últimos 30 anos e esse avanço não para. Hoje temos acesso a informações que nossos ancestrais nem imaginariam.
De fato há em curso uma nova forma de ver o mercado de trabalho, é possível identificar que atividades mais básica de fato vão diminuir, mas não acabar pois sempre haverá uma necessidade de um ser humano intervir e monitorar. Por outro lado, com essa tecnologia surgirão novas funções que vão demandar profissionais para analisar dados, lidar diretamente com a IA e seus resultados.
Construindo um caminho…
O mais importante de tudo é que as empresas deverão estar promovendo capacitações para seus colaboradores acompanharem toda essa migração. É fundamental ter um departamento de Treinamento e Desenvolvimento, alinhado com o TI para desmistificar os chamados “perigos da IA”.
Lidar com essas novas funções envolve sempre o pensamento humano coletivo e nos leva a refletir como no fim do século XIX e início do séc. XX, onde as pessoas tinham medo das “carruagens mecânicas”, com a invenção do automóvel. Por fim, tornou-se algo tão comum e necessário em nossos dias. Assim também será a IA em nosso mundo corporativo e no RH.